O hidromel, de acordo com a legislação brasileira é uma bebida feita a partir da fermentação alcoólica de mel de abelha, água e sais nutrientes, que pode ter um teor alcoólico entre 4 e 14%. Estima-se que seja a bebida fermentada mais antiga do mundo, e que sua origem venha da região africana, sendo também possível encontrar relatos antigos de sua produção na Europa, China e Índia. Essa bebida também pode ser adicionada de frutas, ervas e especiarias, de modo a produzir combinações únicas de sabores.
A composição principal do hidromel é de carboidratos e água, mas também contém outros componentes derivados do mel como pólen e compostos fenólicos.
As calorias do hidromel variam de acordo com a quantidade de mel adicionada à mistura para a fabricação da bebida, e pode variar entre, aproximadamente, 30 e 100kcal por 100g de produto. Já os compostos fenólicos são substâncias que influenciam a cor, sabor e aroma do hidromel, e no organismo atuam com atividades anti-inflamatórias, anticarcinogênicas, antioxidantes e antiaterogênicas, protegendo contra doenças crônicas e cardiovasculares.
Existem Hidroméis envelhecidos que possuem maior concentração de compostos fenólicos, principalmente quando  o processo é feito em tonéis de madeira, pois a madeira também
possui esses compostos, que são incorporados na bebida.