É comum ouvirmos falar que a ingestão de fibras é muito importante para a manutenção da saúde, podendo ajudar inclusive no combate ao excesso de peso.
*Mas você sabe como isso acontece?*
Primeiramente, vale relembrar que a fibras alimentares são polímeros de carboidratos, resistentes à ação de enzimas digestivas, e podem ser classificadas em dois grandes grupos: insolúveis e solúveis.
Ambos os tipos de fibra podem atuar no controle do peso. 
A fibra solúvel, encontrada nas frutas com polpas, como maça, goiaba, ameixa, e nos legumes e tuberculos como abobrinha, cenoura e outros (veja uma lista ampliada em www.nutricaoclinica.com.br), devido sua capacidade em formar géis no trato gastrointestinal, tem a função de retardar o esvaziamento gástrico – o que colabora com o aumento da saciedade. Ainda, em razão de sua viscosidade, a fibra solúvel pode carregar consigo moléculas de glicose e gorduras para excreção fecal, auxiliando a diminuir o nível de absorção e valor energético. Desta forma, reduzindo a glicemia e colesterol sanguíneo.

Por sua vez, as fibras insolúveis, presente em alimentos integrais, farelo de trigo, vegetais folhosos, talos, cascas e bagaços de fruta, colaboram aumentando o tempo de mastigação, limitando a ingestão excessiva de alimentos por estimularem maior secreção de saliva e suco gástrico, também resultando no aumento da saciedade, melhorando o formato e consistência das fezes, reduzindo a incidência de cancer intestinal.

Outro ponto importante é que no geral, os alimentos com grandes quantidades de fibras possuem baixa densidade calórica, o que de forma direta, poderia também influir no balanço energético e consequente ganho de peso.

*De forma prática, devemos consumir entre "3 a 5 porções do reino vegetal por dia".* Por exemplo, um prato de sobremesa de qualquer salada ou uma fruta, podem ser considerados uma porção.