A cafeína é um composto químico do grupo das xantinas, que está presente mais popularmente no café e também em outros alimentos como chás, guaraná, cacau e chocolate. Esse composto tem como função ser um estimulante do sistema nervoso, com absorção rápida no trato gastrointestinal e um efeito que pode durar de 3 a 7 horas.
Como estimulante, a cafeína pode ser utilizada por pessoas que pretendem aumentar seu estado de alerta e rendimento, além de diminuir sensações de sonolência e fadiga em diversas situações, incluindo trabalho, estudos e também no ambiente esportivo. Atletas podem fazer uso da substância, desde que respeitem os limites estabelecidos pelas federações esportivas.
Uma xícara de 150ml de café coado caseiro pode ter uma quantidade de cafeína que varia entre 30 e 350mg, valores que também podem variar no caso do café espresso e instantâneo.
É importante tomar cuidado com os excessos: em grandes quantidades, a cafeína pode causar dores de estômago, dores de cabeça, tremores, aumentar a frequência cardíaca a ansiedade e provocar irritabilidade.
*A cafeína também prejudica a absorção do ferro, devendo ser consumida em horários diferentes dos das principais refeições.*
Para os apreciadores da bebida que pretendem evitar a cafeína, é sempre possível optar por versões descafeinadas.