Basicamente as panelas podem ser feitas de aço inoxidável, alumínio, barro, Ferro, Cobre e ferro esmaltado, em cada material existe uma característica que o distingue.
Aço inoxidável:
Como transmissor do calor, não é dos melhores. No entanto, é inócuo a saúde, não transfere nenhum componente à comida.
Ferro:
Bom transmissor de calor, foi muito usada no passado como modo de suplementar Ferro, que é transferido aos alimentos em pequenas doses. Como inconveniente, pode enferrujar, para isso, deve ser untada com óleo após a utilização.
Ferro esmaltado
Possui as vantagens do Ferro, na transmissão do calor, não enferruja e não transfere o Ferro aos alimentos, geralmente é um bom item de decoração.
Cobre
Muito utilizado no preparo de doces, possui alto poder de transmissão do calor.
Barro
O material de confecção deve ser validado por critérios de qualidade na origem do Barro e na finalização da panela, devendo ser “queimada” de modo adequado em fornos especiais. E a panela ideal para preparo de pratos de cozimento demorado.
Alumínio
e o material mais popular e com maior perigo de contaminação por transmissão dos componentes. Na atualidade vários estudos provaram a liberação do Alumínio aos alimentos. A tradição de arear as panelas pode piorar a liberação do Alumínio.
Antiaderente
Devido à praticidade na cozinha, cada vez mais é utilizada em todos os tipos de panelas e frigideiras. Existe a possibilidade de transmissão de elementos tóxicos aos alimentos, principalmente em fundos arranhados pela limpeza inadequada.

Foi publicado um artigo interessante relacionando cozinhar em casa e menos incidência de doença cardiovascular e câncer. Os motivos relacionam escolhas saudáveis, preparos adequados e lazer. Parabéns à marmita e ao almoço familiar.
Bem, agora mãos à obra.