A água está presente em todas as atividades essenciais do organismo, sendo fundamental para a vida humana. A desidratação, por sua vez, pode ser um risco ao bom funcionamento dessas atividades e também à própria vida em si. Ao longo das atividades físicas, a perda de água é aumentada através do suor e da respiração, que elimina água em forma de vapor. Essa perda não é somente de água, mas também de minerais como sódio, potássio, cloro e magnésio, que também devem ser repostos para evitar deficiências e complicações. Dessa forma, a reposição adequada desses componentes é essencial para o praticante de atividades.

Atletas de algumas modalidades podem perder até 1,5 litro ou mais de fluidos por cada hora de atividade, sendo necessário um planejamento de hidratação e reposição de eletrólitos (e até mesmo carboidratos) antes, durante e/ou após da prática. Pessoas que não praticam esportes de maneira competitiva podem realizar a hidratação e reposição de eletrólitos apenas com água e alimentação rotineira, mas para indivíduos que praticam atividades mais intensas pode ser necessária a ingestão de bebidas esportivas. A quantidade deve levar em consideração as taxas de perdas de líquidos ao longo da atividade e também o peso corporal do praticante.

Iniciantes costumam ter perdas mais acentuadas do que pessoas mais experientes, uma vez que o corpo vai se adaptando ao exercício como forma de minimizar essas perdas e sua consequente necessidade de reposição. É indicado que a reposição seja feita aos poucos, pois a ingestão de grandes quantidades de líquidos de uma vez leva a uma baixa taxa de retenção e a maior parte acaba sendo eliminada, diminuindo a eficiência da reidratação.