Menu Principal

Início
Quem Somos
Conteúdo Científico
Produção Editorial
Cursos IMeN
Links
Portal dos Pacientes - Dicas
Gastronomia
Eventos Internacionais
Fale Conosco

Pós Graduação

IMeN Educação
Cursos - Novas Turmas
Portal dos Alunos
Aconteceu na Pós
Ficha de Inscrição

Área restrita





Últimas Inserções

  • Calorimetria Indireta - Aspectos básicos
  • Circunferência Abdominal - Como calcular
  • Bourgogne - Vinhos, tipos e carcterísticas gerais
  • Citrulina - Aspectos Nutricionais
  • Cirurgia Bariátrica - Aspectos básicos
  • Soja e Doença cardiovascular - Evidências Clínicas

Próximos Cursos

  • 07 de Março.... Nutrologia - Cursos de atualização e extensão
  • 08 de Abril I Workshop Integrado de Nutrição Clínica dos Hospitais São Camilo - Como montar sua EMTN
  • 03 de Junho - Obesidade: Por que, quando e como tratar à luz das evidências atuais
  • 09 de Junho - Terapia Nutricional - A verdade sobre os Indicadores de Qualidade
  • 19 a 21 de Agosto I Congresso Paulista de Nutrição Esportiva
  • Congresso Paulista 2009
Dietoterapia e validação científica dos fitosteróis Enviar para um amigo
13 de dezembro de 2006

Dr. Daniel Magnoni  
 
Níveis altos de colesterol são considerados como um  dos principal fatores de risco para a ocorrência de um ataque cardíaco e estudos demonstram que a redução de 10% no colesterol total, independente da redução do LDLc, pode diminuir entre 12% e 20% as chances de ocorrências de doenças do coração.
Desta forma inúmeros trabalhos e trails internacionais, tentam estabelecer evidências nutricionais que possam auxiliar no combate às dislipidemias.
Recente pesquisa do Instituto Nacional Holandês para Saúde Pública (Dutch National Institute for Public Health and the Environment) mostrou que o consumo diário de cremes vegetais enriquecidos com fitosteróis e fitostanóis, ajuda a controlar os níveis de colesterol e, assim, a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Os resultados apontaram que os níveis de colesterol dos indivíduos que fizeram uso regular de cremes vegetais enriquecidos com fitosteróis e fitostanóis, por um período de cinco anos, não sofreram elevação, diferentemente dos não-usuários.
 A pesquisadora-chefe do Instituto Nacional Holandês para Saúde Pública, Marion Wolfs, descreve que os resultados representam o que está ocorrendo no dia-a-dia das pessoas e, portanto, são relevantes em termos de saúde pública. Segundo ela, este é o primeiro estudo a apresentar os efeitos do uso rotineiro de cremes vegetais enriquecidos com fitosteróis e fitostanóis. Wolfs ainda diz que, dessa maneira, a pesquisa confirma a ampla base de dados sobre a eficácia dessas substâncias em estudos controlados.
 O estudo baseou-se nos dados de uma pesquisa prospectiva chamada Dutch Doetinchem, na qual foram avaliadas mais de 4500 pessoas nos anos de 1994-1998 e 1999-2003. Os participantes passaram por exames laboratoriais para determinação dos níveis totais de colesterol e da fração HDL e responderam a perguntas sobre seus hábitos alimentares, incluindo o consumo de cremes vegetais enriquecidos com fitoesteróis/fitoestanóis ou não.
A adição de fitosteróis nos alimentos industrializados pode, em curto espaço de tempo, ser ampliada à diversos produtos comerciais e, com isso, ampliar o universo de opções à escolha dos profissionais de nutrição
 
I Voltar I
(C) 2009 IMeN
IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Carlos Sampaio, 304 conj 21-31 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3287-1800 / 3253-2966
imen@nutricaoclinica.com.br
cursos@nutricaoclinica.com.br