logo IMeN

Últimos Artigos

A terapia Nutricional faz-se presente na História da humanidade desde os mais remotos relatos. Nos desenhos rupestres em cavernas, observamos cuidados de atenção à saúde. Nesses, a preocupação dos indivíduos retratados era traduzida por ofertar preparados líquidos, chás ou caldos, à enfermos deitados e inválidos.
Na evolução da humanidade, paralela a evolução dos cuidados médicos, o ato de curar sempre esteve aliado à nutrição. Na leitura de antigos tratados médicos encontramos observações acerca de terapia farmacológica, técnicas cirúrgicas e cuidados gerais de assepsia e nutrição. O repouso ao leito associava-se a oferta de nutrientes cuidadosamente selecionados e elaborados, nestes repousava a esperança do pronto restabelecimento. Podemos citar a famosa canja de galinha, tradicional terapia instituída às puérperas no período de resguardo.
Na década de sessenta o arsenal terapêutico voltado à nutrição recebe importante auxilio graças ao desenvolvimento de técnicas farmacológicas que proporcionam as formulações de nutrição parenteral, terapia nutricional por meio de infusão endovenosa.
Rapidamente outra inovação na área de nutrição configura-se com a utilização de alimentos liofilizados, inicialmente desenvolvidos aos astronautas, mas que aos pacientes seriam administrados por meio de sondas nasogastricas após mistura com água; nascia a nutrição enteral.
Na atualidade a Terapia Nutricional assume importante participação em meio aos cuidados à saúde. A Nutrologia, especialidade médica, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, disciplina obrigatória em inúmeras Universidades e com integração e sinergismo terapêutico à diversas outras especialidades, integra-se aos centros multiprofissionais de tratamento médico como importante aliada à qualidade e excelência dos serviços.
No universo de possíveis atuações do profissional de especialização na área de Nutrição podemos destacar a dietoterapia para distúrbios do Colesterol e triglicérides , nutrição na terceira idade, no esporte e nutrição na criança e adolescente.

A sociedade moderna anseia por orientações voltadas à qualidade de vida. O cidadão comum é constantemente martelado pela mídia em conceitos de " bem comer" e " bem viver". A exata conceituação destes critérios merece ser dimensionada e traduzida para uma linguagem mais popular.
Os exemplos da importância social de educação nutricional refletem-se nas constatações epidemiológicas dos índices de desnutrição infantil e na incidência de má nutrição em atletas brasileiros, como os jogadores de futebol, ou em distúrbios clínicos nos idosos.
A dietoterapia em doenças de achado comum na nossa sociedade, como a Hipertensão Arterial Sistêmica, pode reverter graves conseqüências orgânicas, diminuir a dose terapêutica de inúmeros medicamentos e inserir o doente no contexto de paciente estável e integrado à vida com qualidade e perspectiva social.
Nos modernos centros integrados de atenção à saúde, a atuação de grupos multiprofissionais envolvidos nos cuidados individualizados a cada paciente, proporciona a economia de recursos e a otimização dos tratamentos instituídos.
Nesse sentido a procura por orientação nutricional, mais do que método sofisticado, constitui-se no aprimoramento da relação médico-paciente.
Inúmeros trabalhos científicos demonstram que nos Hospitais a inserção da especialidade de Terapia Nutricional, promove incremento na utilização dos leitos e interage favoravelmente aos procedimentos de reciclagem, treinamento e conscientização de ações voltadas à qualidade total.
No Hospital do Coração o serviço de Terapia Nutricional, constituído no inicio da década de oitenta, procura integrar às modernas técnicas de
Tratamento, procedimentos de nutrição voltadas às necessidade individuais de cada paciente.
Como especialidade médica, a Nutrologia atua em diversos segmentos de ações de cura e prevenção às doenças. Mais especificamente podemos enumerar os enfoques de atuação disciplinar encontrados no Hospital do Coração:

Terapia Nutricional ao Paciente Critico
-Nutrição Enteral
-Nutrição Parenteral

  • Terapia Nutricional Ambulatorial
    Ambulatório Medico de Nutrologia
    Ambulatório de Nutrição/Dietoterapia
  • Avaliação Nutricional Diagnóstica
    Bioimpedanciometria
  • Áreas de Atuação Clinica
    Dislipidemias (Hipercolesterolemia e Hipertrigliceridemia)
    Obesidade/Emagrecimento
    Nutrição no Esporte
    Nutrição na Terceira Idade
    Nutrição Infantil

No Hospital do Coração a intersecção do Serviço de Terapia Nutri- cional-Nutrologia com o Serviço de Nutrição e Dietética promove a formação de equipe multiprofissional voltada aos cuidados de orientação dietoterápica por via oral, nutrição especializada aos pacientes graves e seguimento ambulatorial de pacientes encaminhados por especialistas do próprio hospital bem como de outras instituições nacionais.
Os conceitos modernos de cuidados à saúde pressupõem a ação Multiprofissional. Nas especialidades clinicas ou cirúrgicas, a integração com serviços especializados de seguimento intra ou extra hospitalar, promove a excelência de serviços e a garantia da continuidade do tratamento seja curativo ou preventivo.
Objetivamente, a nutrição adequada, balanceada e orientada associa sinergismos ao tratamento médico, seja na orientação dietética básica e clássica, seja na educação preventiva às doenças ou mesmo na prevenção de distúrbios nutricionais graves que podem conduzir a reinternações sucessivas.

Dr. Carlos Daniel Magnoni
Cardiologista e Nutrólogo
Hospital do Coração- São Paulo-SP

trans 
Get Adobe Flash player

Parceiros

logo oraculum logo dr-gourmet 2

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • imen@nutricaoclinica.com.br