Menu Principal

Início
Quem Somos
Conteúdo Científico
Produção Editorial
Cursos IMeN
Links
Portal dos Pacientes - Dicas
Gastronomia
Eventos Internacionais
Fale Conosco

Pós Graduação

IMeN Educação
Cursos - Novas Turmas
Portal dos Alunos
Aconteceu na Pós
Ficha de Inscrição

Área restrita





Últimas Inserções

  • Calorimetria Indireta - Aspectos básicos
  • Circunferência Abdominal - Como calcular
  • Bourgogne - Vinhos, tipos e carcterísticas gerais
  • Citrulina - Aspectos Nutricionais
  • Cirurgia Bariátrica - Aspectos básicos
  • Soja e Doença cardiovascular - Evidências Clínicas

Próximos Cursos

  • 07 de Março.... Nutrologia - Cursos de atualização e extensão
  • 08 de Abril I Workshop Integrado de Nutrição Clínica dos Hospitais São Camilo - Como montar sua EMTN
  • 03 de Junho - Obesidade: Por que, quando e como tratar à luz das evidências atuais
  • 09 de Junho - Terapia Nutricional - A verdade sobre os Indicadores de Qualidade
  • 19 a 21 de Agosto I Congresso Paulista de Nutrição Esportiva
  • Congresso Paulista 2009
Vitaminas C e E bloqueiam a diminuição da vasodilatação pós-dieta hiperlipídica Enviar para um amigo
03 de agosto de 2005

Conselho editorial - IMeN

Em estudo publicado no Journal of the American Medical Association (1997;278: 1682-1686) de 26 de novembro de 1997 pesquisadores da University of Maryland em Baltimore (EUA) demonstraram que dietas com alto teor de lipídios diminuem a vasodilatação produzida pelo endotélio e que esta diminuição pode ser prevenida pelo uso de vitaminas anti-oxidantes C e E. O estudo foi realizado com 20 pacientes saudáveis que tiveram a vasodilatação mediada por fluxo aferida em três situações diferentes:

  • dieta com 50 gramas de gordura
  • dieta sem gordura mas, com o mesmo valor calórico da anterior
  • dieta com 50 gramas de gordura precedida por 1g de Vit. C e 800UI de Vit.

Os autores puderam observar que a vasodilatação mediada por fluxo reduziu por cerca de 2 a 4 horas após a dieta hiperlipídica, o que segundo os autores indica uma redução na função endotelial. Além disso, quando a dieta hiperlipídica foi precedida pelas vitaminas não houve redução da vasodilatação. Os autores acreditam com isso ter demonstrado que uma dieta com baixo nível de lipídios associada a uma apropriada utilização de vitaminas pode prevenir e auxiliar na manutenção de pacientes com doença coronariana .

 
I Voltar I
(C) 2009 IMeN
IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Carlos Sampaio, 304 conj 21-31 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3287-1800 / 3253-2966
imen@nutricaoclinica.com.br
cursos@nutricaoclinica.com.br