logo IMeN

Avaliação da Obesidade Central em um Grupo de Pacientes com Excesso de Peso

AVALIAÇÃO DA OBESIDADE CENTRAL EM UM GRUPO DE PACIENTES COM EXCESSO DE PESO


Priscila Moreira

Nutricionista do Ambulatório de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Cristiane Kovacs
Nutricionista Chefe do Ambulatório de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Monica Romualdo
Nutricionista do Ambulatório de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Fernanda Cassullo
Nutricionista do Ambulatório de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.
Dr. Daniel Magnoni
Diretor de Nutrição do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

 

A circunferência abdominal (CA) é um excelente marcador antropométrico, de grande importância para avaliação de fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV), que vem sendo amplamente utilizada em adultos para se avaliar a deposição de gordura centralizada.
O objetivo do estudo foi avaliar a classificação da circunferência abdominal (CA) entre homens e mulheres, encaminhados para o Ambulatório de Nutrição em atendimento em grupo.
Estudo retrospectivo de 1304 pacientes maiores de 18 anos, avaliados no início do programa de Educação Nutricional, de novembro de 2008 a novembro de 2009. Utilizaram-se medidas antropométricas de peso, estatura e CA. Para a classificação da CA, os pontos de corte utilizados foram os propostos pela WHO (1997) por sexo. Para a análise estatística utilizou-se teste qui-quadrado e a estimativa das razões de chances com nível de significância de 5%.
Dos pacientes, 450 eram do sexo masculino e 854 eram do sexo feminino. A CA elevada foi observada entre 1,9% (n=16) das mulheres e 17,3% (n=78) dos homens. Quando observado o risco de chance de desenvolver CA muito elevada, a população feminina apresenta 12,49 vezes mais chances se comparado aos homens (p<0,000). Quando avaliada a presença de obesidade entre os pacientes, 77,5% da população feminina apresentou algum grau de obesidade, contra 73,3% dos homens (p<0,092).
Segundo o parâmetro da medida da circunferência abdominal, o perfil nutricional da população estudada foi considerado inadequado. Foi possível ainda observar que os padrões de obesidade central estão se igualando, sendo que entre as mulheres, a medida de circunferência abdominal mostrou-se muito elevada na maioria. Programas que visem reeducar a população com relação aos hábitos alimentares são de grande importância para cada vez mais promover mudanças no estilo de vida e consequentemente, a reduzir os fatores de risco para DCV.

 

grafico_obesidade
 

Referências Bibliográficas: Bouchard L., Faucher G, Tchernof A., Deshaies Y, Lebel S., Hould FS, Marceau P., Vohl MC. Comprehensive genetic analysis of the dipeptidyl peptidase-4 gene and cardiovascular disease risk factors in obese individuals Acta Diabetol 46:13–21, 2009; Castro LCV, Franceshini, Priore SE, Pelúzio MCP. Nutrição e Doenças Cardiovasculares: Marcadores de risco em adultos. Rev. de Nutr. 2004, vol. 17 (n3): p. 369-377; IV Diretriz de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2007; Han,TS, Van Leer, EM, Seidell, JC, Lean, ME. Waist circumference action levels in the identification of cardiovascular risk factors: prevalence study in a random sample. BMJ. 1995; 311(7017): 1401– 405;

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br