logo IMeN

Cozinhando Light - Cozinhando light no inverno

Que tal servir um prato de arrasar para seus convidados e depois surpreendê-los ainda mais quando declarar que é light?

Escalopes de fraldinha ao molho de uísque (4 porções)

1/4 xícara de molho teryiaki- 4 dentes de alho esmagados- 2 colheres (chá) de vinagre de vinho tinto- a mesma quantidade de molho inglês- gotas de molho de pimenta- 500g de escalopes de fraldinha- 1 colher (sopa) mais 1 colher (chá) de margarina- 1/4 xícara de cebola ralada- 1/3 xícara mais 2 colheres (chá) de uísque- 2 colheres (chá) de mostarda tipo Dijon- 2 colheres (chá) de amido de milho- 1 xícara de caldo de carne sem gordura- 2 colheres (chá) de salsa fresca picada- uma pitada de pimenta do reino- guarnição: agrião.

Numa tigela de vidro, misture o molho teryiaki, 1 1/2 colheres (chá) de alho amassado, o vinagre, o molho inglês e o de pimenta. Junte os escalopes e vire-os várias vezes para envolvê-los na marinada. Cubra com plástico adesivo e refrigere de véspera ou no mínimo por 30 minutos. numa panela, refogue a cebola e o alho na margarina, até amolecer. Com cuidado, adicione o uísque, depois junte a mostarda e misture bem, cozinhando e mexendo até reduzir pela metade e apurar. Polvilhe o amido por cima do caldo e mexa para dissolver; junte ao molho de uísque junto com a salsa e a pimenta do reino e misture. Abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até engrossar, cerca de 4 a 5 minutos. Mantenha aquecido. Coloque os escalopes numa grelha, eliminando a marinada, e grelhe-os, virando, até que estejam ao ponto. Cubra com o molho, guarneça com o agrião.

Obs: tome cuidado quando adicionar o uísque à panela, pois se esta estiver quente, a bebida pode pegar fogo.

Cada porção contém:

319 kcal; 2,3g de proteína; 17g de gordura; 5g de carboidratos; 10mg de cálcio; 783mg de sódio; 60mg de colesterol.

Sirva com

Pilaf de cevadinha e cogumelos ( 4 porções)

2 xícaras de água- 1/2 xícara de cevadinha crua- 120g de cogumelos shiitake frescos- 1 1/2 colheres (chá) de azeite de oliva- 1 xícara de cebola picada- 3/4 xícara de pimentão vermelho picado- 1/4 xícara + 2 colheres (sopa) de pimentão amarelo picado- 1/4 xícara de caldo de frango sem gordura- 2 colheres (sopa) de salsa fresca picada- 1 1/2 colheres (chá) de tomilho fresco picado- 1/2 colher (chá) de sal- 1/4 xícara + 2 colheres (sopa) de queijo mussarela ralado.

Ferva a água, junte a cevadinha e cozinhe em fogo lento por 45 minutos. retire do fogo e deixe descansar tampado por 5 minutos. refogue a cebola no azeite até amolecer. Junte os cogumelos e deixe cozinhar. Acrescente então os pimentões. Junte a cevadinha cozida, o caldo e os 4 próximos ingredientes. Coloque metade da cevadinha num refratário pincelado com azeite, polvilhe com metade do queijo, repita as camadas. Cubra com papel alumínio e asse por 45 minutos a 170°C.

Cada porção contém:

182 kcal; 6,2g de gordura; 8,1g de proteína; 27,5g de carboidratos; 5,9g de fibras; 7 mg de colesterol; 1,8 mg de ferro; 353 mg de sódio; 150 mg de cálcio.

Salada de frutas de inverno ( 9 porções)

4 maçãs tipo Gala em cubos- 4 pêras Anjou em cubos- 250g de morangos fatiados- 1 xícara de suco de laranja fresco- 1/2 xícara de suco de limão- 1/8 xícara de licor de laranja (opcional)- adoçante a gosto (opcional)- 2 bananas em rodelas.

Coloque todas as frutas, menos as bananas, sucos e licor (se utilizar) numa tigela grande. Adicione o adoçante. Misture. Cubra a tigela e refrigere por 4 a 8 horas. Antes de servir, junte as rodelas de banana.

Cada porção contém:

131 kcal; 1g de proteína; 1g de gorduras totais; 33g de carboidratos; 5g de fibras; 0 de colesterol; 1 mg de sódio.

Para diabéticos: contar como 2 porções de carboidratos (frutas).

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br