logo IMeN

Avaliação do Conhecimento das Atletas Juvenis Profissionais de Handebol sobre os Benefícios...


Avaliação do Conhecimento das Atletas Juvenis Profissionais de Handebol sobre os Benefícios da Alimentação para a Performance Atlética

KOPPE, PG

CEPEFIS – Centro de Estudos da performance Física, Universidade Federal do Paraná, Brasil. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Devido ao alto volume e intensidade de treinamento, atletas apresentam maior desgaste corporal, com conseqüente aumento nas suas necessidades nutricionais diárias. Além da alimentação diária, sabe-se da importância do consumo alimentar pré, durante e pós competições com o intuito de promover incrementos de performance e acelerar a recuperação. Sendo assim este estudo teve por objetivo avaliar através de um questionário alimentar o conhecimento e aplicação das estratégias nutricionais relacionadas à nutrição esportiva em atletas juvenis profissionais de handebol. 28 atletas com idade entre 16 e 18 anos (16,76±0,62), apresentando 66,00±8,86 Kg, 170,5±6,60 cm e com freqüência semanal de treinos de 4,39±1,34 dias com duração média de 2,40±0,53 horas. Os dados foram analisados através do programa SPSS 10 através de percentual, média e desvio padrão. Verificou-se que todas as atletas sabem da importância do consumo de líquidos durante a prática esportiva, sendo que apenas uma das atletas relatou o consumo de Maltodextrina durante os treinos, todas as outras consomem água. O consumo mostra-se sem parâmetro uma vez que nenhuma das atletas possui o conhecimento de monitorar a perda hídrica através da pesagem pré e pós treinamento. Apenas 7,14% das atletas disseram alterar o consumo habitual de comida no dia pré-competição, sendo que estas alterações não foram correlacionadas ao maior consumo de carboidratos em nenhum dos casos. 87,29% das atletas não consumem nenhum tipo de suplemento nutricional com o intuito de melhorar a performance. Sendo assim observa-se a necessidade de se desenvolver trabalhos nutricionais com atletas das categorias de base, passando a eles conhecimentos sobre a forma com que a alimentação pode interferir em seus resultados, melhorando assim as condições físicast dos mesmos.


Conteudo Tematico:
Nutrição Humana

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br