O kombuchá é uma bebida originada da China, textos pseudo científicos datados ao redor do ano de 220 AC relacionam benefícios à saúde com o uso de infusões e misturas de leveduras e carboidratos.
Ele é feito a partir da fermentação de diferentes tipos chá com açúcar através do uso do SCOBY (Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast), um biofilme de bactérias e leveduras que serve de cultura para a fermentação. O produto final é uma bebida que contém ácidos, açúcares, vitaminas do complexo B e C, alguns minerais e aminoácidos, e também antioxidantes, com todos esses nutrientes variando de acordo com o chá (erva de infusão) utilizado como base.
Por ser uma bebida fermentada, muito se fala sobre sua suposta atividade probiótica e outros benefícios à saúde.
Estudos em animais e in vitro encontraram benefícios como melhora do funcionamento gastrointestinal, propriedades antitumorais e de prevenção a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e diabetes. Esses benefícios podem ser isoladamente  derivados dos seus componentes nutricionais naturalmente presentes na bebida. No entanto, ainda faltam estudos em humanos para confirmar quaisquer benefícios que o kombuchá possa trazer para a nossa saúde gastrointestinal e na manutenção ou promoção de uma microbiota intestinal saudável.
A utilização do Kombucha esta mais afeita a modismos e à cultura "natureba", nada provado em pesquisas científicas e análises populacionais de impacto em grande número de participantes.