Aminoácidos são as estruturas que, interligadas, formam as proteínas. Existem ao todo 20 aminoácidos, que podem ser divididos em nove aminoácidos essenciais e 11  aminoácidos não-essenciais.
*E qual a diferença entre eles?*
Aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não consegue produzir ou não consegue produzir em quantidade suficiente para atender as demandas do organismo. Eles devem, portanto, ser adquiridos a partir da alimentação.
Já, os aminoácidos não-essenciais, por sua vez, podem ser produzidos pelo organismo, não precisando ser ingeridos diretamente pela alimentação, uma vez que o corpo consegue formá-los com fragmentos de carboidratos, gorduras e nitrogênio.
Ainda existe a categoria de aminoácido condicionalmente essencial, como é o caso da tirosina e glutamina, por exemplo. A tirosina é um aminoácido não-essencial que pode ser "feito" através de um aminoácido essencial, a fenilalanina. Contudo, se houver falta de ingestão de fenilalanina, a tirosina se tornará um aminoácido essencial, pois com a carência de sua “matéria prima” deverá ser obtido através da alimentação.

As proteínas são nossas maiores fontes de aminoácidos, sendo as proteínas animais as que contêm maior quantidade e variedade de aminoácidos essenciais.
No entanto, é importante lembrar que é possível obter todos os aminoácidos essenciais em uma alimentação sem qualquer produto de origem animal, necessitando apenas que o indivíduo *tenha uma dieta bem variada,* de modo que a combinação de alimentos traga diferentes fontes de aminoácidos para o organismo.
Por curiosidade, o arroz com feijão, famoso prato brasileiro, oferece uma ótima combinação de aminoácidos essenciais, uma vez que os aminoácidos faltantes no feijão estão presentes no arroz e vice versa.