As câimbras são contrações involuntárias dos músculos acompanhadas de dor intensa e de difícil controle, podem acontecer inesperadamente, durante a noite ou na atividade física. Elas surgem como contrações que se instalam geralmente nos membros inferiores, com espasmos repentinos ou prolongados.
Os músculos e os tendões se contraem e se tornam visíveis por segundos ou até minutos.
Causas mais comuns:
Desidratação - A falta de líquidos intramuscular deixa as fibras musculares sujeitas a sofrerem espasmos;
Má circulação - Nos idosos, o estreitamento das artérias provoca câimbras devido ao menor fluxo sanguíneo. Pessoas que permaneceram longos períodos em repouso para uma cirurgia ou viagem, por exemplo, quando voltam a fazer atividades físicas, têm mais episódios de câimbras.
Frio - Baixas temperaturas ambientais propiciam a câimbra, uma vez que a musculatura fica mais tensa e contraída, ocasionando os espasmos das fibras musculares;
Uso intenso da musculatura - Acomete mais frequentemente atletas que sobrecarregam os músculos em grande intensidade. As câimbras também podem ocorrer no pescoço, mãos e braços, como resultado de atividades repetitivas como escrever e digitar sempre na mesma posição por um longo período;
Deficiência de sais minerais - A carência de minerais como cálcio, potássio ou magnésio na alimentação, facilita o aparecimento da câimbra.

Prevenção e tratamento:
Hidratação regular - Tomar bastante líquidos e hidratantes principalmente antes de praticar exercícios, pois os músculos dependem da água para se contrair e relaxar;

Alongamento - Exercícios de alongamento, antes e após a atividade física, combatem o excesso de ácido lático, que provoca as dores musculares. 

Alimentação equilibrada - Verduras, legumes e, principalmente frutas, são boas fontes de sais minerais, nutrientes fundamentais para o bom funcionamento dos músculos. A banana, famosa por causa do Guga, é uma fruta rica em potássio, porem nada tem provado como altamente eficaz na prevenção dos episódios de câimbra.